CEMUD na 16ª Semana de Museus

Atividades promovidas pelo CEMUD na 16ª Semana de Museus do Ibram.

Data de Início

14 Mai, 2018 às 08:00

Data de Término

30 Jun, 2018 às 18:00

Local

R. Paraná, 3001 - Jardim Belvedere, Divinópolis - MG, 35501-170, Brasil

Inscrições

Fechadas

O Seminário

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, promove a Semana de Museus, convidando instituições museológicas a prepararam uma programação especial. O Centro de Memória Profª Batistina Corgozinho – CEMUD, da UEMG Unidade Divinópolis participa ativamente deste evento com uma extensa programação.

Normas para submissão de trabalhos

O Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro aceita inscrições para comunicação oral com publicação de artigos completos nos anais do evento.

Cronograma

Inscrições:
até 19/08.
Envio das cartas de aceite: até 26/08.
Pagamento da inscrição: até 03/09.
Envio do artigo completo: até 18/09.

Normas de submissão

O resumo deve possuir de 1.500 a 2.000 caracteres, com espaços, contendo introdução, fundamentação teórica e metodológica e resultados parciais ou finais.
O trabalho completo deverá possuir de 15.000 a 30.000 caracteres, com espaço, seguindo o modelo fornecido.
Baixe aqui o modelo de formatação do trabalho completo: [link do modelo]

Grupos de Trabalho

GT1: VIOLÊNCIAS, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES SOCIAIS
Ementa: Educação como processo de formação humana e construção de uma cultura de defesa dos direitos humanos, de respeito à diversidade e combate à violência. Instituição escolar e relações sociais: a violência no entorno da escola, fatores endógenos e exógenos das manifestações de violência no espaço escolar. Educação popular e processos de escolarização.
Coordenação: Prof. José Heleno Ferreira
                        Profa. Ludmila de Almeida Freire

GT2: VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Ementa: Este GT tem por objetivo refletir sobre a complexidade da violência de Gênero e a necessidade de ações preventivas na Educação, considerando que a educação pode possibilitar a desconstrução de preconceitos que sustentam a violência de gênero, bem como discutir sobre a desigualdade social, diversidade cultural e gênero. Serão pensadas propostas preventivas a serem realizadas no cotidiano da Universidade para prevenção da violência e a promoção da paz.
Coordenação: Profª. Virgínia Raimunda Ferreira
                        Profª. Geisiane Amaral

GT3: VIOLÊNCIAS, ESPAÇOS URBANOS E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Dimensões do urbano: local, território e espaço. Análise das relações sociais no espaço urbano: degradação e violência urbana. Utilização privada do público e conflitos ambientais. Degradação ambiental e vulnerabilidade social. Espaços públicos e políticas de segurança pública. Áreas verdes e criminalidade urbana. Planejamento urbano e sustentabilidade socioambiental.
Coordenação: Prof. Fabrízio Furtado
                        Profa. Graziela Fleury

GT4: VIOLÊNCIA, QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Ementa:A violência é tratada como elemento multifacetado e que necessita de uma interdisciplinaridade, considerando a sua complexidade.Esta proposta aborda o assédio moral, sexual e psíquico específico nas relações esportivas, particularmente as praticadas contra os atletas, e no âmbito da saúde.A prática do esporte envolve muitas vezes atitudes de assédio dessa natureza. Nesses esportes, muitas são as situações que podem trazer constrangimento e sofrimento aos praticantes e técnicos, refletindo na qualidade de vida e saúde.Outra forma de violência na atualidade é a falta de acesso à saúde em determinadas populações, esse fenômeno específico que se destaca e influencia a dinâmica social.
Coordenação: Prof. José Vítor Vieira Salgado
                        Prof. Newton Santos de Faria Junior

GT5: PATRIMÔNIO, VIOLÊNCIA E MEMÓRIA
Ementa: Reflexões acerca do tempo, da memória, do patrimônio, da cultura e identidade. Relações de pertencimento, diversidade culturais, grupos, sociabilidades no mundo contemporâneo. Políticas públicas acerca da memória e do patrimônio. Debate acerca da memória e do patrimônio, do seu apagamento e silenciamento. Discutiremos também as experiências de diferentes comissões da verdade e o acesso aos acervos.
Coordenação: Prof. Carlos Martins Versiani dos Anjos
                        Profa. Flávia Lemos Mota Azevedo

GT6: MÍDIA E VIOLÊNCIAS
Ementa: O mito das classes perigosas. Violência e cultura de massa. Sensacionalismo, melodrama e folhetim. Espetacularização. Como a mídia cobre as diferentes manifestações da violência, segurança pública, crime e polícia.
Coordenação: Prof. Douglas Aparecido Ferreira
                        Prof. Richardson Nicola Pontone

GT7 – VIOLÊNCIA “RACIAL”
Ementa: Reflexões sobre os diferentes tipos de violência “racial” no Brasil contemporâneo, ou seja, a violência moral; a física, a psicológica e a patrimonial incluídas entre os conceitos abrangidos pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), texto aprovado pelo projeto de Lei 3071/15.
Coordenação: Profa. Adriana Severo Rodrigues
                        Profa. Simone Maria dos Santos Ribeiro

Faça sua Inscrição

ACESSO RÁPIDO